sexta-feira, 7 de março de 2014

Boa tarde!

Vou contar uma história de um trabalho que realizei numa escola da SME no ano passado:

No quarto bimestre do ano de 2013, solicitei que os alunos lessem textos de Vinicius de Moraes. Aproveitei o momento de descontração e pedi que fizessem uma paródia do poema "A casa" e "Poema dos olhos da amada".
Surgiram ideias muito criativas. As trocas de substantivos, adjetivos e verbos fizeram surgir outro texto, que expressava a realidade social daquelas turmas (na época, 1803 e 1902). Além de aparecer textos que demonstravam perspectiva de sonhos, fantasias.
Depois de feito o exercício, em outra aula, pedi que retratassem o que fizeram na cartolina. Trouxe algumas imagens para ajudar. Mas o que me chamou mais atenção foi um aluno que se destacou pela desenvoltura com o desenho. Pensei... Um aluno que era capaz de desenhar meu rosto também conseguiria desenhar Vinicius de Moraes. Brilhante!
Aproveitei as duas paródias e criei duas peças de teatro para trabalhar em sala de aula. A aula de Português se tornou mais atrativa e os alunos mais participativos.
No fim, com o apoio da Profª. de Música, os alunos se apresentaram com a Banda. Os alunos do 9º ano usaram o samba como ritmo para a paródia "O castelo" e os alunos do 8º ano declamaram o "Poema dos olhos da amada" e sua paródia.

Bela história!


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